segunda-feira, julho 30, 2007

Os Simpsons

Retrato dos Simpsons no suplemento "actual" do Expresso por José Alves Mendes

"Homer - Marido devoto, esquece as datas importantes e é o ganha-pão da família. Adora TV, «donuts» e dinheiro fácil e perde facilmente as estribeiras. Assinou um pacto com a sua própria inteligência: «Cérebro, não gostas de mim e eu não gosto de ti. Ajuda-me agora e prometo que vou continuar a afogar-te em cerveja.»

Marge - usa um penteado que só nela é praticável e é quem assegura a unidade da família quando, entre tontice e trapalhada, tudo parece desmoronar-se à sua volta. Estica sabiamente o salário de Homer e guarda para si, como migalhas, os sonhos de uma felicidade alternativa.

Bart - Vive sob um lema único: «Se faço uma maldade e ninguém está lá para ver, isso faz de mim um bom rapaz?» É o mais popular dos Simpsons. Reconhece na TV um modelo de justiça social desde que o programa espirre sangue. Tem bom fundo, o problema é trazê-lo à superfície. Crê ser um injustiçado... e ri-se.

Lisa - Herdou da mãe o bom senso e o sentido da solidariedade. Herdou do pai o apelido. Adora a escola, ansiosa por ser a porta-voz do saber, e despreza o dinheiro, por lhe ensinarem que o dólar foi inventado para aterrorizar o nosso semelhante. Springfield é do tamanho do planeta, por enquanto.

Maggie - Deixou cair a chupeta para falar uma única vez, na escuridão do quarto. Disse «paizinho», algo que Homer adorava ter ouvido. Está quase sempre contente, gatinha até à exaustão e é a bebé perfeita para viver ao colo. Não diz uma palavra, mas o olhar esbugalhado e cúmplice faz dela o fiel da balança, como se estivesse cercada por doidos. E não está?"

Sem comentários: