sexta-feira, janeiro 05, 2007

Orquestra de Jovens de Portugal


Na sequência do primeiro encontro em Abril passado, a relação entre os jovens instrumentistas e o maestro Martin André tornou-se tão forte que juntos chegámos à conclusão de que algo tão especial e único deveria ter continuidade. Perante tal demonstração de entusiasmo e dedicação decidimos organizar um novo estágio. Tornou-se então necessário eleger um nome para esta nova orquestra de jovens, um nome que revelasse o nosso espírito e a alegria de fazer música juntos: MOMENTUM PERPETUUM.

A escolha da cor amarela como imagem da orquestra provém da ideia do maestro de, usando todos a mesma camisola, apresentar a orquestra como uma equipa, uma família. A reacção do público a este sinal de afirmação colectiva foi francamente positiva e desde então a cor amarela tem identificado a orquestra.

Carpe diem, literalmente «aproveita o dia», é o mote da orquestra e traduz o desejo de viver o máximo da cada dia, de cada experiência. Inspirados pelo exemplo do próprio maestro, carpe diem diz tudo sobre o espírito e a vontade de fazer música e sensibilizar aqueles que a ouvem. As palavras estão impressas nas camisolas por baixo do nome da orquestra, sobre o coração.


Por iniciativa própria, reuniram-se em Aveiro, em Agosto, para uma semana de ensaios intensivos, culminada com um concerto no Centro de Congressos de Aveiro. O estágio foi um sucesso, contribuindo ainda ammais para a coesão e união do grupo.

Foram dias de trabalho, convívio e muita música, tendo superado as expectativas de todos os participantes. O concerto contou com uma assistência calculada em cerca de 500 pessoas e o evento foi alvo de uma forte cobertura por parte da imprensa nacional.
Após o sucesso deste ano, o interesse despertado pela nova orquestra de jovens portuguesa levou ao convite da Casa da Música, a anfitriã dos ensaios e concerto do encontro de Dezembro. O Concerto de Ano Novo que nos propomos realizar tem o tema "Atravessando fronteiras" e nele serão interpretadas obras de compositores oriundo de diversos países.

Fruto das repercussões que este projecto tem tido no estrangeiro, foi estabelecida uma colaboração com La Orquestra Infantil Juvenil Guadalajara A. C. (México), partilhando ideias e perspectivas para o futuro. O primeiro passo desta parceria é o convite ao maestro da orquestra mexicana para dirigir uma obra do presente concerto.



Texto: Orquestra Momentum Perpetuum
Fotos: Samuel e Sandra Bastos

Sem comentários: