quarta-feira, outubro 17, 2007

Félix Alonso Duarte

“Quando se ama a música de verdade…”

Félix Alonso Duarte ganhou o 3º prémio, categoria A, solista nível médio, na 21ª Edição do Prémio Jovens Músicos 2007, concurso organizado pela Antena 2/RTP. Uma conquista marcante para o jovem violinista de Braga.


Um prémio com “muitos significados”. É assim que Félix Duarte fala do 3º Prémio de Violino, nível médio, no Prémio Jovens Músicos 2007: “Foi um grande salto na minha vida artística como também pessoal... fez-me sentir que vale a pena lutar e trabalhar no duro para conseguir alcançar algo que nos faça sentir realizados”. Um trabalho de preparação intenso desde Julho, numa corrida contra o tempo, com o estágio da Orquestra Momentum Perpetuum e um masterclass com Gerardo Ribeiro pelo meio, sem descanso. Muitas horas a estudar no Conservatório e mesmo aos fins-de-semana ia para casa do professor “para que o trabalho fosse contínuo e pudesse ser visto ao pormenor”. Félix admite que “é preciso realmente amar-se muito a música para se passar por tudo isto...”. O prémio, no valor de 400 euros, deverá ser aplicado em cursos, masterclasses, estágios e melhoramentos no instrumento.

Perto de completar 17 anos, Félix Duarte estuda no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, desde os 5 anos de idade, com o professor Joaquim Matos. No entanto, a sua maior influência musical é o seu próprio pai. “Ensinou-me a maior parte das coisas que eu sei a respeito de música, quer conhecimento amplo de obras, vida de compositores, teoria. Ainda hoje aprendo muito com ele…”, diz o jovem violinista. Venera grandes lendas do violino como David Oistrakh, Heifetz, Itzhak Perlman e Maxim Vengerov. Admira também Gerardo Ribeiro e Aníbal Lima, com quem “desejava muito estudar”. Todavia, não esquece o professor Joaquim Matos, definindo-o como o “ídolo”, que o ajudou e muito fez por ele.

A experiência musical de Félix Duarte estende-se a concursos e estágios de orquestra. Em 1999, obteve o 3º prémio no I Concurso Regional de Instrumentos de Arco, no ano seguinte alcançou o 2º prémio ex-acquo e, em 2003, o 3º prémio. No Verão deste ano conquistou também o 3º prémio no Concurso de Violino no Fundão. Em orquestra, participou nos estágios da OJ.COM (Orquestra de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música) de Aveiro, em 2004, sob a direcção de Ernest Schelle; de Braga, com Martin André (onde foi concertino), em 2006; e dos Açores, com Pio Salloto, em 2007. Participou igualmente no estágio de Barcelos, em 2006, com Florin Totan. Tocou a solo com a Orquestra do Conservatório de Braga, no presente ano, com António Baptista. Actualmente é membro e concertino da Orquestra Momentum Perpetuum sob a direcção do maestro inglês Martin André.

Félix gostaria de aprofundar o trabalho em Música de Câmara, tendo em conta que “é algo muito importante para um músico”, além de “ser das formas musicais mais difíceis” que “obriga realmente a trabalhar duma forma muito séria e rigorosa quer o conjunto quer a parte individual”. Os projectos não se ficam por aqui. Desde pequenino que Félix Duarte sonha ser maestro. Tocar numa grande orquestra seria também “algo realmente fantástico”, embora se note cada vez “mais rivalidade entre os músicos nas orquestras, o que é bastante mau.” Por isso o ideal seria “fazer parte de uma orquestra grandiosa mas com um enorme espírito de companheirismo e acima de tudo todos quererem realizar a melhor música possível”. Espera agarrar as oportunidades num mundo “complicado”, mas salienta que “quando se ama a música de verdade, vale a pena lutar por ela”.

Para Félix, ser violinista implica “um longo caminho a percorrer e engloba tantas coisas que é preciso uma atenção máxima em todos os pormenores”. Assim, “muito trabalho, paciência, vontade de fazer as coisas, humildade, esforço, perseverança e amor pela música” são os valores que considera mais relevantes na formação de um músico. Deixa também uma sugestão: “Acima de tudo podermos saborear o momento quando realizamos as coisas... levarmos a música ao nosso lado mais profundo e inspirador...”.

Texto e fotos: Sandra Bastos
17 Outubro 2007

10 comentários:

Anónimo disse...

que dizer...concerteza...não pode haver mais amor que este. Há quem o mostre, e há quem não o faça.O Félix não tem medo e mostra a vontade toda essa paixão. E todos nós gostamos que ele o faça. Além de nos inspirar, dá-nos força para continuar a lutar. Grande Félix....um abraço.(Bela produção...) Simão Barreira, VLC.

Anónimo disse...

ai felix...o quanto eu gstei de t cnhecer!!!!! cada vez q m lembro do primeiro dia q eu cheguei a braga!...ai.. :) q sdds tuas...

tu sem duvida mereces td d bom na tua vida..es uma pessoa 5* e alem disso es mt humilde e mt amigo!! ..

mereces tods os premios e mais algns, mereces ser feliz e fazer da tua vida a mlhor coisa d smpre..

luta pelos teus snhos e agarra a vida cmo nnca!..es fantastico! :)

um beijo cm umas sddes enrmes d quem t adora!*


a fagotista, Ritinha* :)



(ja agora, beijinho pa sandra!!! mt bom o artigo)..

ATE DEZEMBRO !!!! :)

Anónimo disse...

O Félix e' o meu pro'zinho :D
Ameii ouvir a gravação e senti'me mesmo orgulhosa dele ;D
Orgulhosa de ser maninha dele , orgulhosa do empenho dele , orgulhosa por ele ser quem e' e eu ter o prazer de o conhecer :'D

Os meus parabéns :)

Beijinhoo para ele e pa' Sandra q tem um blog altamente!

Anónimo disse...

Se eu começasse a escrever aki td que faz do felix uma pessoa espectacular e um músico ainda melhor nunca mais saía daki...
nunca vi ninguem q transmitisse com tanta força a paixão que tem pela música e que conseguisse por td a gente a sua volta feliz, protanto só me resta dizer uma coisa:

MTS PARABÉNS e obrigado por seres kem és =)

Parabéns tb a Sandra pelo artigo...

Abraço

Anónimo disse...

portanto* xD (n vao pensar q sou labrego)

Anónimo disse...

meu deus o k neste rapaz se tornou...cresceu tanto tanto é o k digo é um virtuoso.tenho muita honra e sorte de ter uma pexoa como o felix como meu grande amigo,companheiro de turma...ok principalmente é meu mano.aprendo imenso com ele como musico e amigo...o k ele m deu e continua a dar na cabeça no bom sentido sempre pra m dar forças pra continuar a lutar plo k gosto e kero ser...se nao foxe ele onde eu estaria...obrigado por tudo msm e teem aki uma pexoa k daki a uns tempos vai ser uns dos grandes violinistas deste planeta.pra mim ja o é ;)jinhos e adoro-t
mts parabens plo artigo sandra ta fantastico.jinhos pra ti tambem e fika bem

Anónimo disse...

ja sbs o q significas pa mim !
tu sbs !

és ENORME ! e eu tenho a honra e a sorte maior do mundo d t ter a meu lado todos os dias !

ADOROT RAPAZ ! muitissimo mesmo !
és um idolo pa mim ! acredita !
tu ja o sbs ! xD

sandra, mais uma vez, FANTASTICO !

di madalena* violin*

Anónimo disse...

A Grand Felix!!!Tu sbx k é smp formidavel ouvir-te tocar com uma grande paixao!!Continua axim k vai msm mt longe!!Adoro-te pah!grand manaço abraços. Su Bruno vla

Anónimo disse...

E Mts Parabens Sandra pelo grande artigo! Ta msm mt fixe bjs**SU

Anónimo disse...

eu estava convencida que ja tinha comentado! =P Lol** so queria dizer que �s mesmo a pessoa mais trabalhadora e apaixonada que conhe�o! e que sei o esfor�o enorme que essa prova exigiu de ti! e que estas mesmo mesmo MSM d parabens! mereces toda a sorte no mundo! TUDO d bom no Mundo! so espero estar SP ao teu lado pa te apoiar e ajudar e partilhar tds essas alegrias ctg! Amo-te! beijoes ennormes! Bj** catarina* fagote=P