terça-feira, outubro 23, 2007

Samuel Bastos

“Muita dedicação e tranquilidade”

Samuel Bastos ganhou o 1º prémio, categoria A, solista nível superior de Oboé, na 21ª Edição do Prémio Jovens Músicos 2007, concurso organizado pela Antena 2/RTP. A sua interpretação no concerto dos laureados foi também galardoada com o Prémio Maestro Silva Pereira.


Samuel Bastos trabalhou muito para este concurso, por isso ganhar o Prémio Jovens Músicos e o Prémio Maestro Silva Pereira compensa “todo o esforço, dedicação e preparação”. Primeiro deve-se “fazer uma boa prova” e dar o “máximo nesse momento”, depois “trabalhar” e “tentar conseguir algum prémio”, explica o jovem oboísta. “O importante é participar no concurso, é uma boa experiência para todos, obriga-nos a trabalhar, consequentemente evoluímos muito em pouco tempo”, acrescenta.

Para Samuel “a escolha do reportório pode ser decisiva”, uma vez que “todos os candidatos que se encontram numa final são muito fortes, com níveis bastante iguais”. Na prova final interpretou a Sequenza de Berio, “uma obra não muito tocada em Portugal”, mas “de grande dimensão e elevada dificuldade”. Para o Concerto dos Laureados, no passado dia cinco de Outubro, preferiu o “famoso concerto de Mozart”, o que lhe dava “mais tranquilidade”, no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, onde foi aplaudido por uma claque que se deslocou propositadamente da sua terra natal – Oliveira, Barcelos – para lhe dar apoio: “quero agradecer a todos aqueles que me vieram apoiar, foi com enorme alegria que os recebi, foi uma noite inesquecível tanto para mim como também para eles”.

Como vencedor do Prémio Jovens Músicos, recebe um valor pecuniário de 2000 euros, terá direito a gravar para a Antena 2, onde também participará no CD Laureados PJM 2007, e a realizar concertos na Casa da Música e com a Orquestra do Algarve. O Prémio Maestro Silva Pereira no valor de 2500 é destinado exclusivamente a aperfeiçoamento artístico no estrangeiro. Samuel irá aplicar os prémios “em formação e viagens”.

Nascido em 1987, Samuel Bastos iniciou os seus musicais com o seu pai, Cândido Bastos, aos 7 anos de idade. Em 1997, foi admitido no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, tendo em 2005 concluído o 8º grau de Oboé com a classificação máxima, na classe do professor José Fernando Silva. No ano 2005/2006 estudou na Escola Superior de Música de Lisboa com o professor Andrew Swinnerton. Actualmente prossegue os seus estudos na Zürcher Hochschule der Künste (Suiça) na classe dos professores Martin Frutiger (Corne Inglês) e Thomas Indermühle (Oboé). Escolheu Zurique pelo professor: “é um excelente professor, pedagogo, já com uma vasta experiência de solista e também de professor”. Uma nova cultura, onde se destaca a diferente “mentalidade de trabalho que existe nas escolas de ensino, em alguns docentes e no próprio país”.

Samuel Bastos foi também laureado com o 1º Prémio no Concurso Internacional para Giovani Interpreti ´´Cittá di Chieri`` 2005, em Itália, e na 17ª edição do Concurso promovido pela YMFE (Yamaha Music Foundation of Europe, 2006). Integrou diversas orquestras de jovens, sendo de destacar a Orquestra D´Harmonie da União Europeia 2007 e a Orquestra de Jovens da União Europeia (E.U.Y.O - 2004) sob a direcção de Jan Cober, Lutz Köhler e Paavo Järvi. Na temporada de 2005/2006, foi seleccionado para a L´Orchestre des Jeunes de la Mediterranée. Colaborou com a Orquestra de Câmara de Braga, Orquestra Sinfónica da Povoa de Varzim, Orquestra de Câmara do Minho, Orquestra do Norte, Orquestra do Algarve, Remix Orquestra, Orquestra Sinfonia Varsóvia e Orquestra Gulbenkian. Apresentou-se a solo com a Orquestra de Jovens de Barcelos, Orquestra dos Conservatórios Oficiais de Música, Orquestra do Norte e Orquestra Gulbenkian sob a direcção de António Baptista, Florin Totan, Alberto Lysy e Osvaldo Ferreira. É membro do Ensemble Palhetas Duplas e membro fundador do Trio de Palhetas ´Trio Animatto`, laureado com o 2º Prémio no Concurso Prémio Jovens Músicos (RDP-2005) na modalidade Música de Câmara – nível médio. Samuel é bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.

Embora ligado ao mundo filarmónico, a formação musical de Samuel não passou pelas bandas. Como o pai já era músico assim como alguns membros da família, “iria estudar música independentemente de estar numa filarmónica ou não”. O ingresso posterior no conservatório, por força dos pais, foi decisivo: “a partir daí até hoje é que tive a verdadeira formação para quem quer levar a música como uma profissão”. Para se viver no mundo musical é necessário “muito trabalho, muita humildade, interesse e dedicação”. No caso particular do estudo do Oboé, é fundamental ter “muita paciência no início visto que é também um instrumento de enorme dificuldade”, principalmente no que respeita à “construção de palhetas”.

Para já Samuel Bastos não faz grandes planos para o futuro, apenas quer “continuar a trabalhar e viver um dia de cada vez com muita dedicação e tranquilidade”.

Sandra Bastos
23 Outubro 2007

4 comentários:

Anónimo disse...

parabens samuel...

tas no teu melhor...

abraço...

artigo 5* sandra

bjinhux

Anónimo disse...

SAMU..men....qué k s pode dizer....continua...the sky is the limit..um abraço.simao vlc.

Anónimo disse...

Olá Samuel!

De facto foi uma boa escolha a do “famoso concerto de Mozart” para o concerto dos laureados PGM2007, mas gostaria muito de ter visto a prova com a Sequenza de Bério.

Gostei muito do concerto..., e da entrevista com a tua mana... (parabens Sandra)

Continua assim e estarás no caminho certo... - "O ceu não é o limite, é o ponto de partida"

A proposito do “continuar a trabalhar e viver um dia de cada vez com muita dedicação e tranquilidade”..aqui fica uma sugestão:

VIVER

É cada dia renascer,
é cada dia crescer,
é cada dia desabrochar,
é ser cada dia melhor,
é, em cada momento sorrir e confiar,
é recomeçar com lucidez e coragem.

Frei Bernardo 

Felicidades...

Abraço de AM

Anónimo disse...

samuu ! és GRANDE ! mesmo !

q é q s pode dizer msm ...
continua !

bjinhos da diana madalena * violino *

sandrinha, artigo e log MUITISSIMO FIXE! 1000 *